terça-feira, 1 de novembro de 2011

Conheça o carro movido a fezes

Conheça o carro movido a fezes A Geneco, empresa especializada em criar soluções para resíduos orgânicos, lançou o Bio-Bug, um carro movido com os restos do esgoto doméstico, mais conhecido como fezes. Durante o processo de tratamento do esgoto são produzidas grandes quantidades de gás metano que serve como fonte de energia alternativa para o carro.

O gás é gerado por meio da digestão anaeróbica, um processo em que bactérias, na ausência de oxigênio, quebram a matéria biodegradável produzindo metano. Os resíduos do vaso sanitários de apenas 70 casas produzem a energia necessária para fazer o Bio-Bug rodar 16 mil quilômetros, ou seja, aproximadamente um ano.

A empresa desenvolveu equipamentos especializados para o tratamento dos gases gerados em Bristol para não afetar o desempenho do carro. Por meio de um processo chamado aprimoramento do gás, o dióxido de carbono é separado do biogás. A empresa afirma que se todo o gás produzido fosse convertido em energia para carros elétricos, 19 mil toneladas de CO2 deixariam de ser emitidos. Já na Suécia, mais de 11.500 veículos já giram com biometano produzido a partir de estações de águas residuais.

Uma maneira inovadora de abastecer os carros, não?

Geneco

Nenhum comentário:

Postar um comentário