quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESTRATÉGIA: bancada tucana no Senado Federal rechaça ‘sobrevida’ à Santiago e já articula reação caso Sarney retarde posse de Cássio

A sobrevida dada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB), ao senador Wilson Santiago, também do PMDB, não está agradando a bancada tucana, que, apesar do desconforto, decidiu que vai esperar até o dia 07 de novembro, data marcada pela Mesa Diretora, para a posse de Cássio Cunha Lima como o Senador mais votado do pleito de 2010.

A tranqüilidade da bancada tucana, no entanto, ainda não é completa. Atentos a possibilidade de uma manobra para retardar mais ainda a posse do tucano paraibano no Senado Federal, os parlamentares do PSDB já se preparam para travar a pauta e inviabilizar os trabalhos legislativos caso até a data estipulada Cássio não seja empossado.

“Se a posse não acontecer até o dia 07 de novembro o canção vai piar”, confidenciou um dos assessores da bancada tucana do Senado.

A obstrução em plenário já foi uma alternativa ontem, quarta-feira (26), quando Cássio foi conversar na Secretaria Geral da Mesa e sentiu resistência para empossá-lo. O que não se tornou público é que foi o senador Cícero Lucena (PSDB), que é o primeiro Secretário da Mesa que articulou a reunião de ontem para agilizar a posse de Cássio Cunha Lima, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal.

O dia 07 de novembro foi escolhido para também dar tempo do ainda senador Wilson Santiago preparar os funcionários do gabinete sobre a ‘queda’ do Senado. Sarney, no entanto, defende que Wilson Santiago, tenha direito a se defender nas próximas cinco sessões.

Recentemente, em entrevista a uma emissora de TV paraibana, o senador Pedro Simon alertou: "A rigor, Sarney pode tudo".



Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário