quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dezoito cidades paraibanas recebem Dia Internacional da Animação


 |  tamanho da fonte: b b b

Mostra de curtas-metragens acontece simultaneamente em 30 países.
Mais de 400 cidades brasileiras recebem o evento.

O curta gaúcho 'A Fábula da Corrupção' será exibido na mostra principal (Foto: Divulgação)
O Dia Internacional da Animação, com mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais, acontece na próxima sexta-feira (28), às 19h30, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. No total, 18 municípios paraibanos, entre eles João Pessoa e Campina Grande, estão entre as mais de 400 cidades brasileiras escolhidas para receber o evento, que acontece simultaneamente em 30 países. A entrada é gratuita.
Na capital, o evento é sediado na Usina Cultural da Energisa, enquanto que em Campina Grande o local que recebe a mostra é a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, na Universidade Federal de Campina Grande.
Na Paraíba, a mostra acontecerá também nos seguintes municípios: Aparecida, Areia, Boqueirão, Cabedelo, Camalaú, Congo, Lagoa Seca, Logradouro, Mari, Nazarezinho, Olivedos, Pocinhos, Taperoá, Sousa, Sumé e Zabelê. Os locais podem ser consultados no site oficial do Dia Internacional da Animação.
Programação
Na mostra principal, serão exibidos dez curtas-metragens internacionais e 11 nacionais, entre eles: Frank & Corky (Austrália); The Line (Grécia); Magic Pot (Rússia); Birthday Party (Coréia do Sul); Menina da Chuva (Rio de Janeiro); O Céu no Andar de Baixo (Belo Horizonte); O Ogro (Goiânia); A Fábula da Corrupção (Porto Alegre) e Clavadista (São Paulo). Em 2011, foram inscritos 105 curtas-metragens de vários estados. Tanto a mostra nacional quanto a internacional terão duração de uma hora.
Outras mostras fazem parte de uma programação paralela, como a Infantil de Animação, com curtas-metragens dedicados exclusivamente ao público infantil. O evento também terá espaço para pessoas com deficiências visual e auditiva. Algumas produções brasileiras serão exibidas com legenda em inglês nos mais de 30 países que comemoram a data.
No mundo, essa será a 10º edição. O evento tem o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e este ano conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria. No Brasil, a mostra é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário