segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Disputa entre Elmo José, Luiz José, Gilson José, so falta Sergio abrir seu Proprio partido; 2012 promete

isputa entre Elmo José, Luiz José, Gilson José, so falta Sergio abrir seu Proprio partido; 2012 promete

Diante dos fatos políticos dos últimos dias, não poderiamos deixar de opinar e tentar ver lá adiante o que pode acontecer na Serra. Claro que estaremos fazendo previsões ou tentando adivinhar, mas bem que pode acontecer do jeito que pensamos. Pra início de conversa, para os que disseram que isso não ia acontecer, aconteceu! E agora? Por enquanto tá assim!

3 prováveis candidatos a Prefeito em 2012
Enquanto o Prefeito Justino segue firme no seu mandato, lutando por mais desenvolvimento para Dona Inês, e trazendo boas notícias atrás de boas notícias, com creches, escolas, máquinas, veículos e outras que temos ouvido e atestado, nas hostes da oposição representada pelo PMDB aconteceu o que poucos acreditavam: o rompimento de fato entre os irmãos Luís José (ex-Prefeito) e Elmo José (ex-Vice-Prefeito que criou o PR), juntos nos dois últimos mandatos completados.
Poucos acreditavam porque em política é mais fácil se juntar do que se separar, ainda mais os dois sendo irmãos, ainda mais e mais havendo o espectro da liderança que um exercia sobre o outro. E aconteceu. Elmo alegou que foi preterido pelo filho do ex-Prefeito na corrida à Prefeitura em 2012 e por isso estava caindo fora. Caindo?
Pode ser, caindo, mas por hora, demonstrou força e realizou um Encontro e encheu a Câmara de Vereadores de populares… Encontro esse que foi maior do que aquele do PMDB de algumas semanas atrás e por isso mesmo, deu o que falar. De porta em porta, a boca miúda ou por celular, comentava-se o fato do rompimento e o tamanho do movimento. Ouvi de alguns “Luís José acabou” e de outros “Isso é uma farsa, Luis e Elmo estão juntos e isso é uma isca pra Antonio”. Outros taxaram “Ali tinha eleitor de Tõi só ouvindo, eu conheço”. O pessoal não perdoa e tem a mente fértil.
Antonio Justino parece que tem vida fácil, pois o seu grupo está coeso, os cabos eleitorais estão em sintonia, sem baixas, e conseguindo novas adesões. Sempre aparece um insatisfeito pelo caminho, mas nada que uma conversa não mude o rumo. E isso é compreensível, pois se o poder é do povo, este precisa estar próximo ao Gestor. Estes fatos são amplamente comprovados pelas duas vitórias conseguidas pelo PSB nas últimas eleições.
Elmo rebelou-se e caiu fora, demonstrando coragem e oportunidade. É o velho ditado, tem hora que ou vai ou racha. Rachou. Foi o que aconteceu com Antonio Justino lá em 2007. Agora segue em carreira solo, buscando apoios e principalmente os eleitores insatisfeitos nas fileiras dos dois maiores adversários. E não há a menor dúvida que os insatisfeitos atenderão ao seu chamado logo de cara – se vão ficar muito tempo é que é outra conversa, pois ficarão mais visados e fácil de pescar, como peixes meio fora d’água. Uma pergunta que cabe aqui: Quem será o Vice na chapa do PR? pelo que se viu na mesa do Encontro, muitos dedos apontam para Junior de Amaury, sentado ao lado do futuro candidato a Prefeito, mas nada está certo e tudo pode mudar. Alguns apostam para uma parceria com o Dr. Ramon, o que não se pode descartar, embora pareça difícil, mas em política…
Afinal, quem será o candidato do PMDB? Luis José ou seu filho Sérgio? nesse ponto as apostas se multiplicam e as possibilidades que são apenas duas ganham condicionalidades que ninguém sabe ao certo. Uns dizem que Luis não abre mão, outros dizem que não tem mais vontade devido as derrotas sofridas, outros dizem que Sérgio não tem voto… e por aí vai. Na verdade a situação é difícil, pois para além das duas derrotas recentes, o rompimento com Elmo e a saída de Gilson tempos atrás apresenta um quadro bastante complicado. Os dois eram de confiança, familiares, candidatos. O que significa de verdade estes desligamentos? De qualquer forma, os fatos falam por si sós e apontam para perda de poder e de prestígio.
O PMDB tem uma missão espinhosa pela frente, já no próximo sábado, quando realiza a sua Convenção em praça pública, aproveitando o movimento da feira, para tentar botar um freio na debandada e nas fofocas políticas, como que tentando se reerguer. Talvez consiga, talvez não. A cúpula do partido vai tentar provar para os militantes que está firme e forte. Por esse movimento é que se nortearão para a campanha eleitoral que se avizinha. Olhos muito atentos estarão de prontidão acompanhando cada passo para sentir o clima. Pergunta-se: quem será o Vice de Luis ou Sérgio?
E nessa mesma balada, à noite, o PSB do Prefeito Justino também faz Convenção lá no CEMCAP e certamente realizará mais uma demonstração de força através da militância que não arreda pé quando é chamada para o bom combate. Justino é candidato a reeleição e não se fala mais nisso.  Joãozinho deverá ser o Vice novamente. Diz-se que em time que está ganhando não se mexe.
E Ramon e a Dra. Ana, como estão acompanhando tudo isso, de seu camarote? Ressabiados dos últimos resultados, devem estar fazendo as contas para tomar sua mais importante decisão: que rumo tomar. E não é simples, pois se fizerem coligação, apoiarem algum candidato, terão apenas um cargo de Vice, o que não deve interessar muito. Se forem pra majoritária, terão que colocar o bloco na rua e a tarefa de carregá-lo sozinhos. Neste caso teríamos 4 candidatos e muito, mas muito muído mesmo, capaz de abalar a Serra.
Daqui em diante não será fácil pra ninguém. Enquanto uns lutam para se manter na crista da onda, outros lutam para derrubá-los. E diga-se de passagem que não tem ninguém amador na história, mas todos calejados por diversos pleitos. E nesse meio, o eleitor, pobre, sofrido, esperançoso, segue cada movimento desse xadrez tão impolgante e interessante, cujo vencedor terá condição de melhorar ou desgraçar a sua vida no futuro. O importante é que cada um lute pelo seu direito, saiba o que é melhor para si mesmo e para a sua família.
Geraldo Guilherme/ Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário