quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Curso de Agroindústria da UFPB de Bananeiras é classificado como um melhores do país

O curso  de Bacharelado em Agroindústria da UFPB – Campus de Bananeiras  - foi bem avaliado na classificação dos melhores cursos do país, feita  pelo Guia do Estudante 2011, da Editora Abril, um dos principais indicadores da qualidade dos cursos superiores do Brasil. Ele recebeu três estrelas  e será usado  como referência  na escolha dos novos universitários.
De acordo com o coordenador do curso de Agroindústria, professor Pedro Germano Antônio Nunes,  o Guia do Estudante  avalia os cursos brasileiros tomando por base  a infraestrutura das universidades, a formação  e produção dos professores  e os projetos realizados pelo  alunos.  “Respondemos um questionário sobre o curso para um teste vocacional e a partir daí eles fizeram a avaliação”, destacou o coordenador.
Ainda segundo o coordenador, o curso conta atualmente com 40 docentes sendo 20 doutores e 20 mestres. Criado em 29 de setembro de 2003 e implantado em 2004 o Bacharelado em Agroindústria já colocou no mercado de trabalho mais de 50 profissionais que trabalham em empresas privadas, universidades, instituições públicas ( estados e municípios), além de vários alunos que estão na pós-graduação. Atualmente frequentam o curso 207 alunos.
Para  Pedro Germano, o reconhecimento do curso pelo Guia do Estudante é mais uma conformação  da qualidade do Bacharelado em Agroindústria. “O nosso curso foi avaliado pelo  Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação  e Extensão (INEPE) obtendo nota quatro ( o máximo é cinco). Além disso, nossa estrutura é de boa qualidade e os professores são bem avaliados”, concluiu o professor.
Os conceitos para a obtenção das estrelas, vai de 1 a 5. Os cursos  que obtêm a partir de três estrelas vão ter as informações publicadas  no Guia do Estudante de 2012, cuja publicação será lançada no  dia 6 de outubro.
Em 2011, foram avaliados pela Editora Abril  10.392 cursos de 2.032 instituições de ensino superior em todo o país. Desse total foram estrelados 4.329.
Sobre o curso
O curso de Bacharelado em Agroindústria foi oferecido pela primeira vez, no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2004. O profissional da área de Agroindústria deve estar capacitado para perceber os problemas do sistema agroalimentar com uma visão sistêmica do funcionamento das cadeias de produção. Outra função do profissional é estimular ações empreendedoras nas diversas atividades da cadeia de produção, com uma base tecnológica que lhe permite atuar nas áreas de produção da matéria prima agropecuária, beneficiamento, processamento, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos alimentícios.
Outras informações sobre o curso de Bacharelado em Agroindústria no Centro de Ciências Humanas , Sociais e Agrárias no Campus III em Bananeiras  no endereço eletrônico http://www.cchsa.ufpb.br/ ou no telefone (83) 337 1200.

Com UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário